Treze Dias que abalaram o mundo
Turma: 3N Data: 17/09/2013
Disciplina: Pensamento Estratégico Professor: Serje Schmidt
“Treze Dias que Abalaram o Mundo”
Levando em consideração os poderes micro e macro envolvidos no filme, existiam diversos grupos de poderes que estavam tentando influenciar o presidente na tomada de decisão. O poder micro pode ser identificado como os indivíduos e os grupos de interesses que havia na base de governo. Já o poder macro se deve ao ambiente externo, ou seja, como a organização consegue se impor perante os concorrentes/países no mercado.
Os grupos de poder que puderam ser observados são: o exército, representado pelos generais, que estava disposto a atacar tanto por terra quanto por ar; grupo de conselheiros do governo que procuravam uma solução pacífica para o problema; a cúpula de governo, formada pelos assessores e o presidente, que buscavam compreender todas as partes, mas queriam uma solução sem guerra; as comunidades que faziam mobilizações para o governo entrar em acordo com a União Soviética e Cuba; a imprensa que pressionava o governo a comentar sobre uma possível guerra nuclear; alguns países que se opuseram contra e a favor da mobilização que os Estados Unidos estavam organizando.
O presidente, em muitas vezes não se pronunciava, somente observava o que cada integrante do grupo falava ou propunha, para só depois tirar suas conclusões. Ele não tomou nenhuma ação precipitada, sempre tendo como base informações de tudo que ocorria em todos locais onde os soldados norte-americanos estavam situados. O presidente usou todo seu poder como estratégia para tomar as melhores decisões, tentando ganhar tempo para observar seu adversário, e barganhando algumas condições para o fechamento do acordo, cessando a guerra nuclear.