Evolução do pensamento administrativo
Faculdade de Ciências Contábeis – FAF
Disciplina: Evolução do pensamento administrativo
RESUMO
Planejamento
Para sobreviver em ambientes cada vez mais dinâmico, complexos e competitivos , as organizações necessitam de um rumo, de direção. É por meio de planejamento que os administradores definem para onde a organização deve caminhar e como chegar lá. O planejamento seja informal ou formal, é fundamental para que as organizações sejam capazes de responder com eficácia aos desafios ambientais e, assim, manter uma trajetória rumo ao sucesso.
Das quatro funções da Administração – planejamento, organização, direção e controle - , a primeira é, provavelmente, a mais central ao processo de administração. Sua importância deriva do fato de todas as outras funções da administração se originarem dela. Sem uma definição clara das metas e objetivos da organização e sem uma estratégia para alcança-los, dificilmente os administradores podem organizar os recursos, dirigir as pessoas e controlar os resultados.
As organizações se definem em torno de objetivos. No entanto, para alcança-los suas atividades devem seguir determinada ordem ou padrão, ou seja, devem seguir um plano. Cabe aos gestores decidir qual rumo a organização deve seguir e formular as estratégias e os planos necessários para alcançar os objetivos. Essas decisões são parte da função de planejamento e são essenciais para que a organização possa crescer de forma sustentada e sobreviver a longo prazo.
O planejamento é responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção planos que integram e coordenam suas atividades. O planejamento tem a dupla atribuição de definir o que deve ser feito – objetivos – e como deve ser feito – planos .
Os objetivos são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar. Já os planos são guias que indicam o que