Evolução do ideb
Pedagogia
Bruna Suellen Costa Moreno de Lima
Caio Henrique Arend
Danilo Rodrigues
EVOLUÇÃO DO IDEB
Nova Mutum – MT
2012
Bruna Suellen Costa Moreno de Lima
Caio Henrique Arend
Danilo Rodrigues
EVOLUÇÃO DO IDEB
Trabalho de Curso apresentado para a aprovação na disciplina Políticas Públicas da União de Ensino Superior de Nova Mutum – UNINOVA, sob orientação da Professora: Carmem Regina Casagrande Giachini.
Nova Mutum – MT
2012
1. Introdução
Criado em 2007, o IDEB serve tanto como diagnóstico da qualidade do ensino brasileiro, como baliza para as políticas de distribuição de recursos (financeiros, tecnológicos e pedagógicos) do MEC. Se uma rede municipal, por exemplo, obtiver uma nota muito ruim, ela terá prioridade de recursos, sendo que o índice é divulgado a cada dois anos.O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é a "nota" do ensino básico no país. Atinge uma escala que vai de 0 a 10, o MEC (Ministério da Educação) fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021.
O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas) , e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) – para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil – para os municípios.
2. Evolução do IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e