Oléo de cozinha
Para se ter uma idéia do impacto ambiental causado pelo óleo de fritura, cada litro tem o potencial para poluir até 1 milhão de litros de água(matando diversas especies marinhas), o equivalente ao consumo de um ser humano por quatorze anos. O Brasil consome anualmente aproximadamente 3 bilhões de litros de óleo de cozinha,.
2- Os produtos de limpeza sempre estiveram ligados a problemas ambientais.
O acumular de substâncias nos rios,lagos e praias que recebem esgotos, pode prejudicar a vida das plantas e animais que vivem nestes locais. Os fosfatos também favorecem a multiplicação de algas vermelhas, que em excesso também prejudicam a oxigenação da água (processo chamado de eutrofização das águas).
Outro problema é que muitos produtos de limpeza possuem substâncias à base de cloro. O cloro em pó ou em pastilhas usado para desinfecção de piscinas,contêm estabilizadores e outras substâncias muito prejudiciais como o mercúrio e outros metais pesados. Estes metais pesados não só contaminam a água da piscina, mas também, as águas subterrâneas, através das descargas da água de lavagem do filtro de areia, chegando aos oceanos. Algumas substâncias derivadas do cloro , além de cancerígenas, têm a capacidade de se acumular na cadeia alimentar prejudicando a fauna e podendo intoxicar os seres humanos pela ingestão de frutos do mar .
Finalmente, é importante realçar que a poluição das águas nos rios, lagos, mares e oceanos ocorre não apenas pelo despejo individual de uma substância, mas também pela reacção química resultante da soma dos inúmeros produtos de limpeza que usamos: detergentes, sabão em pó, amaciador, sabonetes, champôs, pasta de dentes, desinfectantes, limpa-vidros,amoníaco, entre outros. Essa combinação potencializa os impactos sobre a qualidade das águas,