A musica
Mais ainda, a música pode ser vista como um objeto transacional, podendo suprir as necessidades da maternagem da criança, tão importante nesta fase. A música neste caso pode envolver, acariciar e recordar a presença confortadora da mãe, necessária no processo de individualização da criança.
A música se mostra um importante recurso no estabelecimento da comunicação, onde a linguagem verbal ainda não está inteiramente conquistada. Ela pode ser um caminho para a construção dessa linguagem em formação, através de um processo lúdico e ativo, onde as crianças podem interagir com os objetos sonoros, enriquecendo suas experiências.
A música sendo um dos meios de expressão através da qual a criança exterioriza sentimentos e emoções, merece que o educador esteja atento no tão importante recurso pedagógico. Ela auxilia no desenvolvimento saudável, na qual a criança se reconhece, descobre, compreende e constrói seu mundo estabelecendo vínculos através da experimentação, imaginação, fantasia e construção.
Este trabalho tem como objetivo evidenciar o valor e a função da música para o desenvolvimento da criança.
2. A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
2.1. O som primordial O grito é uma forma de comunicação essencial no mundo animal. Antes mesmo de a mãe ter o filho nos braços numa comunicação tátil, o seu choro ou grito é que primeiramente a toca com precisão, através do ouvido. O grito revela o primeiro momento de socialização extra-uterina, pois por meio dele, a