oleo de cozinha
O óleo de cozinha é altamente poluente. Cada litro derramado na pia, além de danificar a instalação hidráulica, é suficiente para poluir até um milhão de litros de água. O prejuízo não para por aí: jogado na natureza, o óleo utilizado em frituras pela dona de casa provoca a morte de peixes e desequilibra o ecossistema. Para descontaminar a água, o custo é alto - cerca de 20% do tratamento do esgoto.
Então, o que fazer com o óleo?
Após utilizar o óleo de fritura velho, você pode armazená-lo em uma garrafa PET. Procure empresas e ONGs especializadas neste tipo de coleta seletiva para descartar o seu óleo de forma correta, ou recicle o óleo, fazendo resina para tintas, aditivo de ração para animais, sabão, detergente, glicerina e biodiesel.
· Reciclagem do óleo de cozinha
Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação. Independente do destino, esse produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais, inclusive o homem.
Quando retido no encanamento, o óleo causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos produtos químicos para a sua remoção. Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e matando muitas espécies que vivem nesses habitats.
Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa. A reciclagem do óleo de fritura usado traz benefícios diretos para a natureza, economia e melhora a qualidade da vida
1. Cerca de dois bilhões de litros de óleo a cada ano deixarão de contaminar os solos e as águas.
2. Contribui