Evolução do Direito
O direito manteve-se vigente graças as memorias dos sacerdotes que foram os primeiros juízes que guardavam um segredo as regras jurídicas. Nesse tempo não existia códigos ou leis , o conhecimento do direito era secreto que era guardado com muito cuidado pelos sacerdotes que assim mantinham as suas posições sociais e privilégios . Ao longo do tempo o direito então se formou o conjunto de decisões judiciais , ainda mantida em segredo . Depois de muito tempo algumas decisões repetidas e ininterruptamente e assim surge a sentença o costume jurídico . Mas em alguns lugares (comunidades) á indiscrição de um escriba revela o segredo guardado pelos sacerdotes . Então das sentenças surgiu a lei , ou melhor o código . Em outras das demais comunidades , reis-legisladores-sacerdotes reduziram a escrito as mais importantes sentenças .
Direito privado na idade media
A idade media se caracterizou pelo Pluralismo de ordens jurídicas : Direito romano vulgar ( sul da França , Itália), direito consuetudinário ( Inglaterra), direito bárbaro , direito romano vulgar (Sul da França) , direito dos senhorios , direito das corporações de mercadores ou de ofícios , direito das cidades e direito canônico , vigentes muitas vezes no mesmo território .
Pluralismo resultante da politica jurídica adotada pelos germanos impondo o principia da personalidade das leis. Havia tantos direitos naquela época quanto o numero de tribos germânicas . Para guarda-los foram codificados sem qualquer sistema. Essas compilações , que datam do século V , a principio tratavam do direito penal , depois do direito privado , sob a influencia do direito romano vulgar.
O direito germânico admita: no caso de delito, a vingança por parte da família da vítima , renunciável em troca de uma o compensação , reconhecia a propriedade coletiva só solo e a familiar dos demais bens . O direito penal germânico tinha caráter privado, visando desfazer o prejuízo , preocupado com o preço delito , pago pelo