ergonomia - posto de trabalho
Ao observar a atividade estudada, foi possível diagnosticar quais as maiores limitações para a realização da mesma. São estas:
Falta de espaço: o local onde a atividade de selagem é realizada, não comporta mais de um palete com as embalagens a serem seladas, com isso o colaborador responsável pela atividade precisa ao fim de selar cada palete, buscar no almoxarifado o próximo, assim sucessivamente até que toda a ordem seja selada. Essa limitação colabora para o aumento do tempo para a realização da atividade.
Recurso: a selagem de cada uma das latas de tinta é feita por um colaborador, ou seja, trata-se de um processo manual. Sendo assim, não é possível acelerar o processo da maneira desejada, visto que o colaborador possui recursos limitados (apenas as mãos).
Imprevistos na Programação de Podrução: por fim, temos como limitação a Programação de Produção (ou a falta dela), pela manhã é entregue ao colaborador responsável pela selagem uma programação, porém a prioridade é de escolha do mesmo, que por sua vez não sabe qual será utilizado primeiro. Com a programação do dia em mãos o colaborador escolhe por um lote e começa a selagem e é ai que vem o problema, pois as necessidades vão surgindo e nem sempre o colaborador selou o lote prioritário. Então o colaborador é “obrigado” a interromper a selagem do lote iniciado, para dar prioridade ao lote solicitado.
Empresa:
Para a realização desse trabalho, foi estudado o setor de selagem de empresa Hydronorth S/A, empresa de tintas e impermeabilizantes que atua em todo o Brasil, é Líder nacional e pioneira do mercado de Resinas Impermeabilizantes. É uma empresa brasileira, fundada em 1981 e que desde então vem aprimorando continuamente seus produtos e serviços.
Pró x Contra
Após análise ergonômica da atividade estudada, pode-se notar que o local onde é feita a selagem possui boa iluminação, é um locar de temperatura agradável, a atividade sem sobrecarga de peso e alteração de posição