Evolução das empresas
* Houve o desenvolvimento da civilização, onde o homem continuava extraindo os bens da natureza, melhorando de forma ainda bem simples, e o que mudava era que esses bens eram oferecidos a outros homens, fazendo surgiu o sistema de trocas (por outros bens ou moedas)
* Como conseqüência, foram criadas as empresas para comercializar os bens produzidos de forma bem simples, com isso foi surgindo os grandes armazéns e as empresas de navegação.
* Com o desenvolvimento do comércio proporcionou a ampliação da produção, envolvendo maior numero de pessoas, embora ainda artesanalmente. Por volta de 1764, 69, iniciou a mecanização da produção que foi um crescimento espantoso e ao mesmo tempo a mão-de-obra estava começando a ser substituída pela maquina.
* Até então, pequenas empresas com sistema simples de produção tinham seu controle executado exclusivamente por seu proprietário, por que não necessitava de sofisticação.
* Com a descoberta das novas tecnologias, o aparecimento de sistemas complexos de produção e o crescimento das empresas, houve necessidade um maior controle, que proporcionasse mais segurança para atingir um resultado positivo em suas operações.
* Assim surgiu o controle de custo, que permitiu ao proprietário saber quanto custa produzir cada um dos bens ou serviços de sua empresa, fazendo com que a empresa consiga ter uma margem de lucro, comparando seus custos com o seu preço de venda e facilitando nas tomadas de decisões
FASES DE ELABORAÇÃO DOS BENS * Os bens existentes na natureza não possuem um valor monetário eles precisam sofrer alterações para alcançar seu estado de consumo e utilização pelas pessoas. * O valor que se gasta para consumir ou utilizar-los é