Evolução da empresa alpargatas.
Este trabalho visa apresentar a história de sucesso da marca Havaianas Nacionalmente e Internacionalmente, com alguns tópicos como: Histórico da Empresa Alpargatas, Produtos comercializados. Neste estudo de caso procurou-se demonstrar os diferenciais que a empresa vem trabalhando no mercado. Hoje a Havaianas está presente em mais de 60 países, sendo vista como acessório de moda em diversos nichos de mercado, conseguindo atingir públicos variados.
[pic]
Fundada em 03 de Abril de 1907, com seguinte nome “Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados”. O escocês Robert Fraser, recém chegado da Argentina, associou-se a um grupo inglês para construir a primeira fábrica brasileira de Alpargatas e calçados. O local escolhido foi à cidade de São Paulo, no bairro da Mooca, representados por Jonh F. Shalders e Robert Fraser, foi fundada com apenas sete funcionários. Tinha como objetivo fabricar alpargatas, também conhecida como “sapato espanhol” feito de lona e solado de corda, e artigos populares para a crescente população industrial paulistana.
Em 1962 a fábrica lança um calçado com conceitos similar ao das alpargatas, para consumidores de baixa renda: a real fonte de inspiração para a criação das sandálias Havaianas em 14 de junho de 1962, foram os chinelos japoneses conhecidos como Zori, feita de palha de arroz ou madeira lascada (a mesma utilizada na produção de tatames) e que é usada com os quimonos. Mas a versão nacional trazia um diferencial: eram feitas de borracha. Um produto natural, totalmente nacional e que garantia calçados duráveis e confortáveis. Eram as tradicionais branquinhas com tiras e laterais que variavam em cinco cores, entra a mais popular o azul, visualmente pobres e baratas.
Havaianas, todo mundo usa. Neste caso, o slogan não é um exagero, já que a tradicional sandália lançada há 43 anos pela São Paulo Alpargatas vende 150 milhões de pares por ano, chega a 250 mil pontos de venda em todo o Brasil e a