Evolução da Linguagem de Programação
Fevereiro 2014
Evolução da Linguagem de Programação
Fevereiro 2014
Sumário
Introdução:
Os computadores estiveram, por muito tempo, associados apenas ao ato de efetuar cálculos, sendo assim, pode-se dizer que a história da computação iniciou-se na china em 3000 AC com o Ábaco, que era um objeto utilizado por comerciantes para contas básicas.
“A computação nasceu do desejo de se compreender a capacidade que tem o homem em resolver problemas de forma sistemática. Assim, a tentativa de reproduzir mecanicamente estes procedimentos, muitos deles exaustivamente repetitivos, lançou as bases para estabelecer a computação como a conhecemos hoje.”
A programação começou muito tempo depois, o primeiro registro de maquina de operação programável foi em 1804, quando um francês chamado Joseph-Marie Jacquard, inventou o Tear Mecânico. Em uma fábrica, ele tinha a função de alimentar os teares com linhas coloridas para formar os desenhos nos tecidos que estavam sendo fiados, e percebeu que as mudanças seguiam uma certa lógica e inventou um processo de cartões perfurados. Tal processo foi utilizado mais tarde em outras linguagens de programação, como por exemplo, no FORTRAN (1954).
Alguns anos depois, em 1837 foi apresentada como proposta (porém nunca construída por conta das limitações da época) a primeira máquina de calcular programável, a “máquina analítica” do britânico Charles Babbage.
Apesar de nunca concretizada, a máquina de Babbage serviu de inspiração para Ada Byron, que criou algoritmos destinados a operar a tal máquina. Ada escreveu um artigo que é considerado o primeiro programa de computador, onde descreveu o passo a passo de um método para calcular os Números de Bernoulli com a máquina analítica.
Porém a história da programação em si começou na década de 30, com os primeiros computadores elétricos. O conceito teórico de máquina programável foi formalizado por