A evolução das linguagens de programação
CAMPUS DE SANTA CRUZ
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
A EVOLUÇÃO DAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
CELSO BRASIL
LUÍSA FERREIRA PASSOS
RODRIGO OTÁVIO
THAYANE FERREIRA VERÍSSIMO
RIO DE JANEIRO
2013.
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CAMPUS DE SANTA CRUZ
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
A EVOLUÇÃO DAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Trabalho apresentado no curso
De graduação na Universidade Estácio de Sá, curso de
Engenharia Civil.
Matéria: Lógica de Programação.
Professor: Carlos Alexandre.
CELSO BRASIL
LUÍSA FERREIRA PASSOS
RODRIGO OTÁVIO
THAYANE FERREIRA VERÍSSIMO
RIO DE JANEIRO
2013.
RESUMO
Desde o aparecimento dos primeiros computadores que ficou claro que seria necessário encontrar um método padronizado para melhor expressar as instruções que deveriam ser dadas à máquina. Um conjunto de regras sintáticas e semânticas que permitissem definir um programa, passível de ser interpretado pela máquina da forma mais eficiente. Surgem assim as linguagens de programação, que nada mais são do que um conjunto de palavras, compostas segundo essas regras, e que permitem que um programador especifique precisamente sobre quais os dados que a máquina vai atuar, como serão armazenados ou transmitidos e quais as ações que devem ser tomadas sob várias circunstâncias.
À medida que caminhamos rumo ao século XXI, o universo programático sofreu diversas metamorfoses, onde muitas linguagens inadequadas à nova realidade computacional deixaram de existir, cedendo lugar e novas formas de comunicação neste eterno diálogo homem/máquina.
ABSTRACT
Since the onset of computers it became clear that it would be necessary to find a standardized method to better express instructions that should be given to the machine. A set of syntactic and semantic rules to allow define a program which can be