Evolução das linguagens de programação
CAMPUS SANTA CRUZ
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
A EVOLUÇÃO DAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
MAXWELL ALVES LIMA SILVA
RIO DE JANEIRO
2014
MAXWELL ALVES LIMA SILVA
A EVOLUÇÃO DAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Trabalho apresentado no curso de graduação na Universidade Estácio de Sá, curso de engenharia elétrica.
Matéria: Lógica de programação
Professor: Carlos Alexandre
RIO DE JANEIRO
2014
Evolução das linguagens de programação
As linguagens de programação são anteriores ao advento do primeiro computador moderno. De início as linguagens eram apenas códigos.
Durante um período de nove meses entre 1842-1843, Ada Lovelace traduziu as memórias do matemático italiano Luigi Menabrea sobre a mais nova máquina proposta por Charles Babbage, a sua máquina analítica. Com o artigo, ela anexou uma série de anotações que especificavam em completo detalhe um método para calcular números de Bernoulli com a máquina, reconhecido por alguns historiadores como o primeiro programa de computador do mundo. Mas alguns biógrafos debatem a medida de suas contribuições originais versus as de seu marido.
O tear de Jacquard, inventado em 1801, usava furos em cartões perfurados para representar os movimentos do braço do tear ao realizar costuras, a fim de gerar padrões decorativos automaticamente.
Herman Hollerith percebeu que poderia codificar a informação em cartões perfurados, quando ele observou que o condutor de trens controlava a presença dos titulares dos bilhetes de trem com a posição dos furos no bilhete. Hollerith, então, começou a codificar os dados do censo de 1890 em cartões perfurados.
Os primeiros códigos para computador eram especializados segundo as aplicações. Nas primeiras décadas do século XX, os cálculos numéricos eram baseados em números decimais. Eventualmente, se percebeu que a lógica podia ser representada com números, tão bem como com as palavras. Por exemplo, Alonzo