Evolução da Linguagem de Programação
Evolução Da Linguagem
Cronologia
Principais Tipos De Linguagem
Referencias Biograficas
Introdução Uma linguagem de programação é, sobretudo, um meio de exprimirmos ideias acerca de metodologias.
Uma linguagem de programação deve ser feita para seres humanos dialogarem acerca de programas e, só incidentalmente, para computadores os executarem. Como tal, deve possuir ideias simples, deve ser capaz de combinar ideias simples para formar ideias mais complexas e deve ser capaz de realizar abstrações de ideias complexas para as tornar simples.
Existe uma enorme diversidade de linguagens de programação, umas mais adaptadas a um determinado tipo de processos, outras mais adaptadas a outros. A escolha de uma linguagem de programação deve estar condicionada, naturalmente, pelo tipo de problemas que queremos resolver, mas não deve ser um comprometimento total. Para um programador é muito mais importante compreender os fundamentos e técnicas da programação do que dominar esta ou aquela linguagem.
Evolução da Linguagem de Programação
Desde o aparecimento dos primeiros computadores que ficou claro que seria necessário encontrar um método padronizado para melhor expressar as instruções que deveriam ser dadas à máquina. Um conjunto de regras sintáticas e semânticas que permitissem definir um programa, passível de ser interpretado pela máquina da forma mais eficiente. Surgem assim as linguagens de programação, que nada mais são do que um conjunto de palavras, compostas segundo essas regras, e que permitem que um programador especifique precisamente sobre quais os dados que a máquina vai atuar, como serão armazenados ou transmitidos e quais as ações que devem ser tomadas sob várias circunstâncias.
Desde das primeiras linguagens de programação no sec. XX, que têm aparecido cada vez novas linguagem mais avançadas que fazem que as antigas caiam em desuso. Podemos agora ver assim a evolução na seguinte cronologia:
1951 -