Residuos sólidos
Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos como computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, etc). Grande parte destes resíduos é produzida nos grandes centros urbanos e são originários, principalmente, de residências, escolas, indústrias e construção civil.
Muitos destes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para que isto ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. As cidades que não praticam este tipo de processo, jogando todo tipo de resíduo sólido em aterros sanitários, poluem o meio ambiente. Isto por que muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para se decompor. Alguns resíduos sólidos são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema de coleta e reciclagem diferenciado e rigoroso. Por exemplo: As pilhas e baterias de celulares que são formadas por compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxidades para o solo e água.
Coleta seletiva
A coleta seletiva do lixo é um processo que visa na separação e recolhimento dos resíduos descartados pelas empresas e pessoas. Assim, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos), estes últimos tipos de lixo são descartados em aterros sanitários ou usados para a fabricação de adubos orgânicos.
Na reciclagem o sistema de coleta seletiva, separa os materiais recicláveis em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem várias indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.
O descarte apropriado de alguns tipos de lixos:
Pilhas, baterias comuns e de celular também são separadas, por provocarem alta contaminação do solo ao serem descartadas no meio