Evolução da Educação no Brasil
ANOS 70
Pedagogia: A formação de professores tornou destaque a partir dos anos 70, nesse período o educador era visto como transmissor de conhecimento, ou seja, como técnico em educação. Essa tendência se caracteriza por uma organização mecânica e racional com base a boa qualidade de ensino. Essa fase teve forte repressão do governo, já que estavam na ditadura militar.
Matérias: aulas de desenho, linguagem, religião, educação moral e cívica, matemática, estudos sociais, geografia, português, historia e, em algumas escola, inglês.
Comportamento dos alunos: Os alunos respeitavam muito mais os professores do que atualmente. Sempre que algum diretor da escola entrava na sala, todos os alunos ficavam de pé e diziam ‘Bom Dia’ ou ‘Boa Tarde’ , e depois, sentavam-se.
Castigos: Existiam vários castigos aos mal-comportamentos, não fazer dever, responder ao professor, etc, os professores usavam um instrumento chamado ‘palmatório’ que era usado para bater na palma dos alunos, como castigo e tinha também o outro castigo que os professores faziam os alunos se ajoelharem no milho ou ervilha – o que doía muito. ANOS 80
A insatisfação por parte do educador é pertinente, e deve-se tal fato ao descaso por parte do Governo perante a educação, visto isso pelos baixos salários e a falta de incentivo a educação.
Sendo inúmeras vezes necessário que professores exerçam a profissão em diferentes horários e instituições para que assim, possam suprir suas necessidades. Dessa forma, tornam-se sobrecarregados, esgotados e diversas vezes com problemas de saúde devido ao excesso de trabalho, e reflexo disso é visto na queda da qualidade de ensino.
Sabe-se que melhores condições de trabalho e salários são questões que devem ser consideradas pelo Governo, como também, por outro lado, os professores não devem se