A Evolução da Educação a Distância no Brasil
Luana Rafalski Monteiro
Eletrotécnica – EAD
A Evolução da Educação a Distância no Brasil
quarta-feira, 20 de maio de 2014
A Educação a Distancia (EAD), onde professores e alunos estão separados fisicamente, está sendo utilizada cada vez mais para Educação Básica, Superior ou em cursos abertos. Com o avanço das mídias digitais e da expansão da Internet, permite a interação entre pessoas distantes. Tem se tornado um instrumento fundamental de oportunidades para muitos.
São diversos os benefícios associados à EAD, como flexibilidade de tempo, economia no deslocamento até o local de estudo, interação com pessoas de diferentes culturas e experiências profissionais, além da oportunidade de estudar a partir de novas metodologias.
A EAD pode ser considerada a mais democrática das modalidades de educação, pois se utilizando de tecnologias de informação e comunicação traspõe obstáculos á conquista do conhecimento.
A internet está cheia de recursos que facilitam a transição para o ensino. Professores e alunos têm hoje recursos livres, como fóruns para compartilharem entre si perguntas, informações, opiniões que entre outros recursos aproximam alunos e professores.
Em processo de ascensão, a EAD traçou um longo caminho até se consolidar. Com cursos por correspondência e Telecurso anteriormente, a modalidade passou por modernização até ganhar o mercado e a confiança dos candidatos ao Ensino Superior. A Educação a distância é uma alternativa de ensino que está tomando corpo e conquistando a atenção de todos as pessoas que buscam conhecimento e praticidade.
As universidades e instituições educacionais apostam em um novo processo pedagógico de ensino englobando plataformas de aprendizagem para que o aluno se mantenha atualizado na formação técnica ou acadêmica escolhida.
“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo; os homens educam-se entre si,