Educação a distancia
BREVE história da evolução do ensino à distância.
Resumo
Com o advento da sociedade do conhecimento e da exigência crescente por pesquisas e produção do conhecimento rompe-se com a reprodução e estimula-se a produção daquele. Este sentimento caminhará por todos os setores da sociedade sendo notório o avanço nos campos da Administração, por exemplo, com teóricos como Peter Drucker, Robert Kaplan, David Norton e Henry Mintzberg.
No Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases, diversas instituições governamentais e particulares aglutinaram-se para em conjunto impulsionar a evolução desta inovadora forma de ensinar.
Assim podemos entender o rápido avanço das redes sociais, propagação dos depósitos de conteúdos de produção literária, das rápidas contribuições que são adicionadas incessantemente aos mais diversos locais disponibilizados por organizações com ou sem fins lucrativos. Ensino e Educação estão atrelados pelas algemas do conhecimento hoje dinâmico e pulsante e mais que tudo aceito pelos indivíduos sedentos que estão de libertar-se pelo conhecimento. A Internet deverá permanecer como uma das mais, senão a mais revolucionária ferramenta de produção e distribuição de conhecimento bem como de união entre as mais variadas nações e suas populações.
A sociedade com sua evolução antes mesmo de Gutenberg, passando pela Reforma Protestante em 1517, protagonizada por Martinho Lutero e avançando até chegar o momento de James Watt apresentar ao mundo a máquina a vapor, deste estendeu-se à chegada de A Riqueza das Nações de Adam Smith. Na continuidade, 40 anos após, a batalha de Waterloo encerra as guerras napoleônicas. A população mundial ainda iria vivenciar duas grandes guerras e o fenômeno da globalização atingindo a economia mundial como um poderoso e incontrolável vírus. As pesquisas no campo educacional avançaram e um novo discurso e ferramentas, como objetos na Internet, chegaram para ficar.
Palavras-chave: