A Evolução da Educação a Distância no Brasil
AMBIENTAÇÃO
A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂCIA NO BRASIL
SERRA
29 DE MAIO DE 2014
A Evolução da Educação a Distância no Brasil
A Educação a Distância surgiu em uma universidade americana no século XIX e no Brasil no final desse mesmo século. No inicio acontecia através de correspondência e com a evolução da comunicação, passou a ser através dos rádios. Com o apoio dos avanços tecnológicos, passou a existir as parabólicas dando inicio das vídeo-aulas e logo depois a internet que facilitou e popularizou os cursos a distância com a exigência de uma parte dessas aulas serem presenciais, tornando-se um curso semipresencial, dando mais credibilidade e solidez a EAD (Educação a Distância). Tempo e espaço não são mais limites para o conhecimento.
Esse modelo de educação está trazendo ao nosso país uma nova visão para sociedade. Os alunos que ingressam no EAD são pessoas de perfis diferentes dos estudantes que procuram uma escola regular. São pessoas que tiveram obstáculos para concluir os estudos de uma graduação ou até mesmo do ensino básico. Morar em locais de difícil acesso ou ser obrigados a optar pelo emprego para manter o sustento da família são motivos que frequentemente se repetem entre eles e que levam depois de muito tempo a seguir essa linha profissionalização.
O futuro da educação a distância é promissor não apenas pela facilidade de acesso a informação, mas também pela credibilidade que ela esta adquirindo no mercado. Já é fácil notar como os perfis desses estudantes estão mudando, são jovens que procuram agregar novos conhecimentos, mais uma profissionalização para ganhar espaço no mercado de trabalho e até mesmo para valorização do seu trabalho no ambiente profissional, e tudo isso aliado ao conforto de não ser preciso sair da sua residência todos os dias com a obrigação de se manter horas e horas em uma sala de aula.
É de suma importância que o aluno de uma escola a