A Importância da Neuropedagogia na Educação Especial na Evolução da Área no Brasil
Prof. Elci Bernadino Correia
“O objetivo do estudo das neurociências é o conhecimento da função do sistema nervoso tanto no indivíduo sadio quanto naquele que apresenta algum desvio. Este conhecimento pode e deve reverter em benefício das pessoas com deficiência na forma de procedimentos e métodos educacionais e terapêuticos idealizados a partir do conhecimento da função neural na saúde e na patologia.” Disse Jose Salomão - médico neuropediatra, Doutor em Neurologia Clínica pela Escola Paulista de Medicina, Professor do Curso de Pós-Graduação da Universidade Mackenzie.
A Neurociência e a Neuropedagogia estudam o cérebro para compreender melhor esse funcionamento de aprendizagem e levar para a escola esse estudo, considerando métodos e metodologias que vão contribuir significativamente para o aprender.
A Neuropedagogia tem como principio: Como o cérebro humano aprende e como guarda esse aprendizado. Os professores podem dar mais significado na sala de aula ao estudarem como o cérebro aprende e se utilizarem desses conhecimentos na Educação estimulando o aprendizado. A capacidade de aprender esta ligada ao prazer isso nos leva a acreditar que o nível de emoção no momento do aprender interfere no resultado. O cérebro é o órgão da Inteligência por isso precisamos compreender os mecanismos responsáveis pelo aprendizado.
O cérebro se divide em três partes:
-O Hipotálamo-pequeno órgão na base do crânio, controla funções de sobrevivência;
-O Sistema Límbico-controla os sentimentos;
-O Córtex-1-controla o movimento do corpo; 2-controla o pensamento; 3-responsavel pela percepção dos sentidos;
A Neurociencia faz intervenções para a estimulação do ser humano seja ele “Normal” ou portadores de alguma deficiência, não importa as suas limitações e atualmente junto com a Educação estão estudando como se dá o aprendizado e buscando novas formas de