neurociencia
Artigos Educação NEUROCIÊNCIA: UM NOVO OLHAR EDUCACIONAL Publicado em 17 de abril de 2011 em Educação
NEUROCIÊNCIA: UM NOVO OLHAR EDUCACIONAL
NEUROCIÊNCIA: UM NOVO OLHAR EDUCACIONAL
Suely de Fátima Brito de Souza Calabri Leite
RESUMO
A neurociência é uma grande aliada do professor que o ajuda a identificar o indivíduo como um ser único, pensante e que aprende a sua maneira.
Ao analisar o processo de aprendizagem, deve-se perceber um múltiplo enfoque, explanando propriedades psicológicas, neurológicas e sociais do indivíduo, já que a construção da aprendizagem considera aspectos biológicos, cognitivos, emocionais e do meio que constroem o ser e embasei-a a sua evolução. A Neuropedagógia desvenda os mistérios que envolvem o cérebro na hora da aprendizagem, como se processam: a linguagem, a memória, o esquecimento, o humor, o sono, a atenção e o medo; como é incorporado o conhecimento e os processos de desenvolvimento que estão envolvidos na aprendizagem acadêmica.
Palavras-Chave: Cognição, Emoção, Neurociência, Comportamento, Ensino/Aprendizagem
INTRODUÇÃO
Educar é uma tarefa complexa e que requer de seus educadores, dentre os diversos fatores, a competência (formação) e a dedicação.
Vivemos num mundo que se transforma a cada dia. As necessidades de hoje serão modificadas pelas necessidades do amanhã, devido aos diversos interesses que movem cada sociedade. O maior desafio, no entanto, é planejar uma educação capaz de preparar o educando para essas transformações.
No contexto escolar, o educador é o mediador entre o objeto do saber e o sujeito, para que este possa ser autor do seu próprio conhecimento. Uma aprendizagem eficiente é aquela construída sobre a base da crítica e da reflexão sobre o objeto do conhecimento, e dessa forma, então, proporcionar ao sujeito a capacidade de perceber o mundo que o cerca e seu significado nesse contexto.
Podemos dizer que o