evolucao historica do direito de trabalho em mocambique
Um ficheiro ou arquivo é um agrupamento de registos que seguem uma regra estrutural, e que contém informações (dados) sobre uma área específica, registados em alguma forma de memória estática, seja ela SSD (unidade de estado sólido), um disco rígido um computador ou até mesmo um dispositivo como pen-drive, CD, DVD, etc.
Estes ficheiros podem conter informações de qualquer tipo de dados que se possa encontrar em um computador. Praticamente toda a informação armazenada no computador deve estar armazenada num ficheiro.
Existem muitos tipos de ficheiros como ficheiros de dados, de textos, de programa, de directoria, de imagens, de vídeos, etc.
2.1 Características de ficheiros
Cada tipo de ficheiro armazena formatos específicos de informação.
Por exemplo: um ficheiro de programa armazena programas e um ficheiro de texto armazena texto.
Geralmente o tipo de informação encontrada dentro de um arquivo pode ser previsto observando-se os últimos caracteres do seu nome, após o último ponto (por exemplo: txt. Para arquivos de texto sem formatação). Esse conjunto de caracteres é chamado extensão do arquivo.
Como os arquivos em um computador são muitos (só o sistema operacional costuma ter centenas deles), esses arquivos são armazenados em directórios (também conhecidos como pastas).
Existem diversos tipos de arquivos como arquivos Regulares, arquivos ASCII, binários, apresentam uma estrutura interna conhecida pelo S.O.
As operações sobre arquivos dependem do tipo, create, delete, open e close.
2.2 Atributos de ficheiros
Um arquivo possui certos atributos que variam de um sistema operacional para o outro, mas que normalmente são os seguintes:
Nome: o nome simbólico do arquivo é a única informação conservada em forma legível pelas pessoas.
Identificador: este rótulo único, usualmente um número, identifica o arquivo dentro do sistema de arquivo; é o nome não legível pelas pessoas.
Tipos: esta informação é necessária para aqueles sistemas que suportam