EVOLU O DOS CUSTOS 3 ANOS
EVOLUÇÃO DOS CUSTOS INDUSTRIAIS NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS
Trabalho de conclusão apresentado ao Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis - IMESA e a Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, como requisito parcial à obtenção do Certificado de Conclusão do Curso de Bacharelado de Administração.
Professor: Reynaldo Campanatti Pereira
EVOLUÇÃO DOS CUSTOS INDUSTRIAIS NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS
Primeiramente uma rápida definição, custos industriais é soma de todas as despesas gastas para produção de um determinado bem ou serviço, se dividindo em custos variáveis e custos fixos. Custos variáveis são aqueles que se modificam conforme volume de produção e custos fixos aqueles que independem do volume produzido, ou seja, produzindo mais ou menos o valor será o mesmo, lembrando que, quanto mais se produz menor será sua porcentagem em relação a unidade do produto produzido.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga o Indicador de Custos Industriais. Com base nesses estudos tem-se a evolução de custos da indústria com despesas de pessoal, matérias-primas, tributos, energia (energia elétrica e óleo combustível) e capital de giro. Segundo a CNI, o indicador serve para medir a competividade da indústria brasileira.
Dessa forma, diante da definição de custos inicia-se uma análise da evolução dos custos a partir do ano de 2012 até início de 2015, apresentando o comportamento dos custos e políticas econômicas relacionadas de cada período e suas influências.
Os custos industriais no ano de 2012 apresentaram crescimento de 6,3% segundo pesquisa da CNI. O resultado é reflexo principalmente do aumento com custo de produção consequente da elevação dos custos com pessoal e com insumos importados. O custo tributário também cresceu, porém em menor ritmo, e em contrapartida o custo com capital de giro diminuiu refletindo o comportamento da política monetária do período.
O custo de