MAT Material De Estat Stica 2 ANO
Introdução
A Estatística é o ramo da Matemática que permite, de forma organizada, recolher dados sobre uma determinada população, analisá-los e tirar conclusões.
Coleta e Organização de Dados
Em qualquer estudo estatístico, começamos por definir a pesquisa que será feita, que dados serão recolhidos, como serão organizados esses dados e de que forma serão analisadas as variáveis envolvidas. O conjunto de dados obtidos do estudo de um determinado fato é denominado Variável Estatística ou simplesmente Variável. As Variáveis podem ser:
Qualitativas: Indicam uma qualidade do fato observado. Por exemplo: time de preferência; estado civil; sexo; raça; etc.
Quantitativas: Indicam uma quantidade do fato observado. Por exemplo: altura; peso; número de filhos; renda mensal; etc.
Em Estatística, ao estudarmos um conjunto de objetos, de indivíduos ou de ocorrências, podemos considerar todo o conjunto, que chamamos de População, ou parte desse conjunto, chamado de Amostra. Por exemplo, imagine que está sendo realizado um jogo de futebol entre Fluminense e Flamengo no Maracanã. Para saber qual é a composição da torcida no estádio, desenvolvemos o estudo, entrevistando:
O conjunto de todos os torcedores que estão no estádio (População)
Parte desse conjunto de torcedores (Amostra)
Distribuição de Freqüência
A simples observação de dados não nos permite explicar o comportamento de certas variáveis. Um primeiro passo a ser dado, na obtenção de informações mais resumidas e precisas a respeito do comportamento das variáveis, é a construção de tabelas de freqüência.
Imagine a seguinte situação: A fim de ter um perfil de seu “público” nos finais de semana, o proprietário de um bar contratou um pesquisador para coletar dados referentes à sua clientela. Dentre os objetos de estudo, temos a variável Estado Civil. As informações colhidas sobre esta variável foram organizadas numa tabela de freqüência:
Estado Civil
Freqüência Absoluta
Solteiro
27
Casado
12