Analitica 2 trabalho
Introdução Em uma análise volumétrica, a quantidade de um contituinte de interesse, (amostra) é determinada através da reação desta espécie quimica com uma outra substência em solução-padrão necessário para reagir totalmente com a amostra ea reação química que ocorre entre as duas espécie tem-se condições para se calcular a concentraçãoda substâcia analisada.
O ácido acético é um ácido fraco, tendo um Ka de 1,75x10^-5. Ele é amplamente usado em química industrial na forma de ácido acético glacial 99,85% (m/m) (densidade de 1,053) ou em soluções de diferentes concentrações. Na indústria alimenticia é consumido com vinagre, que é uma solução diluída do ácido acético glacial(3,5 a 8% m/v) é o principal constituinte ácido no vinagre , mas outros estão presentes.
Objetivo
Determina o teor de ácido acético em uma amostra comercial de vinagre.
Materiais
Erlenmeryer de 250 ml béquer bureta de 50 ml balão volumétrico suporte universal garras balança analitica
Espátulas
Reagentes
Naoh comercial
Biftalato de Potássio
Vinagre comercial
Fenolftaleína a 1% em etanol
Água Destilada
Procedimentos
Preparo e padronização da solução de NaOH 0,1 mol/L
Primeiro foi feito o cálculo para determina quantas gramas de NaOH necessita para o preparo de 150 ml de uma solução a 1mol/L.
Segundo, foi pego o elenmeyer e colocado dentro da balança analica e foi feito o zeramento de seu peso em seguida foi pessado aproximadamente 0.3 g de biftalato de potássio isso foi feito três veses em erlenmeyer diferentes e titulado com o NaOH e anotado o volume de NaOH gasto. Para ser mais exato a analise foi feito o procedimento descrito, depois de ter pessado o biftalato de potássio foi diluido em 50 ml de água destilada e adicionado 3 gotas do indicador fenolftaleína, que