EVOLU O DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
PRINCIPAIS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS
“A necessidade de pensar não o mundo da mulher, mas a mulher no mundo.” (Simone de Beauvoir)
“Para Maxíme Molyneux (1984, p.195), a questão de gênero, pelo seu aspecto político, por exemplo, na relação entre o socialismo e o feminismo, é definida de modo bastante limitado, isto é, sempre subordinada aos critérios econômicos, Ora, identificada deste modo como uma questão política, depara-se com a má vontade de órgãos públicos que ‘não se dispõem a discutir ainda problemas básicos como a opressão sexual ou o poder do homem.’ Questões desse tipo se encontram ainda vinculadas ao modo como a especificidade dos interesses de gênero são abordados no contexto social mais amplo, sempre enquanto o aspecto de importância menor.” (BEAUVOIR, Simone de. A construção Social do Ser Homem e Ser mulher. 2010. p.21)
Se o ser homem é patriarcalmente identificado nos músculos fortes e à mostra, no ser agressivo e autoritário, a mulher é definida a partir de uma relação de oposição, frágil, emotiva, passiva, ingênua e dominável. O papel de sexo-gênero de um se define pela negação do papel correspondente do outro. Para isso, família, escola e demais, instituições sociais funcionam tradicionalmente como aparelhos repressivos que patrulham o cumprimento desses papeis sexuais. Do que se conclui, então, que a redefinição destes papeis é a redefinição da educação do homem e da mulher, é a transformação cultural de nossa sociedade e do papel sexual de homens e mulheres. (BEAUVOIR, Simone de. A construção Social do Ser Homem e Ser mulher. 2010. p.102)
“Não resta dúvida, portanto, de que cada cultura pode determinar de modo diferente a personalidade do homem e da mulher, enquanto representação nos hábitos cotidianos das relações sociais e na maneira como reagem àquilo que deve pertencer ao sexo masculino e feminino como sejam cores, gestos, comportamentos, atividades, interesses, etc.” (BEAUVOIR, Simone de. A