Ioc - evolução dos computadores
Em vista dessa necessidade tornou-se imprescindível a criação de uma máquina que efetuasse esses cálculos de forma precisa, pois seria o diferencial para ganhar uma batalha.
Em 1941 o alemão Konrad Zuse concluiu a primeira máquina de calcular eletromecânica, que trabalhava sob o controle de um programa, mas esse equipamento foi destruído em Berlim, durante a guerra.
A Inglaterra, com a finalidade de não ficar para trás nessa corrida pela tecnologia, no ano de 1943 criou uma série de dez máquinas, as quais receberam a denominação de Colossus, tendo sido projetadas a fim de decifrarem mensagens dos inimigos.
Desde então, diversos esforços foram gastos na intenção de criar um equipamento que resolvesse problemas intrincados, de forma rápida e precisa, tornando cada vez maior a evolução dos equipamentos, podendo ser divididas em gerações:
1ª GERAÇÃO - 1942 / 1958
Caracterizada pelos sistemas de válvulas eletrônicas
Além de serem grandes, pesados e com um alto consumo de energia, os computadores dessa geração aqueciam demais, seu processamento era lento e a linguagem de programação era a linguagem de máquina, havendo a necessidade de pessoal especializado para sua programação. A única foram de alimentar seus dados era por cartões perfurados.
Como exemplo dessa geração cita-se o ENIAC. Eletronic Numerical Interpreter and Calculator, o mesmo possuía dezoito mil válvulas (17,468 válvulas mais precisamente), consumia entre cento e cinquenta mil e duzentos mil watts de energia, pesava trinta toneladas e sua velocidade de processamento estava na casa de 0,1 MIPS (milhões de instruções por