EVIDENCIAÇAO
COLEGIADO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Evidenciação (Disclosure)
ILHEUS - BA
JUNHO/2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
COLEGIADO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Evidenciação (Disclosure)
Artigo apresentado a Profª Núbia Aparecida Coelho, pelo discente: Gildovaldo Simões Mangabeira Júnior.
Referente ao IV crédito da disciplina Teoria da Contabilidade.
ILHEUS - BA
JUNHO/2013
PROJETO DE PESQUISA
INTRODUÇÃO
A evidenciação (disclosure) é um dos objetivos básicos da Contabilidade no Mercado de Capitais, para que se possa garantir a todos os tipos de usuários as informações completas e confiáveis sobre a situação financeira e os resultados da companhia. As notas explicativas que integram as demonstrações contábeis devem apresentar informações quantitativas e qualitativas de maneira ordenada e clara para que seja exaurida a capacidade de comunicar aspectos relevantes do conteúdo apresentado nas demonstrações.
O objetivo principal da Contabilidade, o de prover informações úteis a seus usuários, é atingido através da divulgação (disclosure) de demonstrações contábeis (IUDÍCIBUS, 2000).
De acordo com Alam (2007), o disclosure é a última fase do ciclo contábil, caracterizado inicialmente pelos processos de reconhecimento e mensuração, que visam prover informações acerca da entidade durante um dado período de tempo. Segundo o SFAC Nº 1 (FASB, 1978) “o disclosure contábil deve incluir interpretações e explicações com o objetivo de auxiliar os usuários a entender a informação financeira divulgada”. Nota-se, assim, que as práticas de disclosure complementam a função dos números contábeis de prover informações acerca da situação econômico-financeira da companhia (LOPES e ALENCAR, 2008).
Gruning (2008) ressalta que o disclosure corporativo não é limitado às informações financeiras, pois existem também informações relativas a produtos, consumidores,