Evasão
A EVASÃO NO ENSINO
SUPERIOR BRASILEIRO
ROBERTO LEAL LOBO E SILVA FILHO
PAULO ROBERTO MOTEJUNAS
OSCAR HIPÓLITO
MARIA BEATRIZ DE CARVALHO MELO LOBO
Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia rllobo@loboeassociados.com.br RESUMO
Neste trabalho a evasão nas instituições de educação superior no Brasil é estudada com base em dados oficiais, em que se incluem análises regionais dos índices da evasão anual média e da evasão por tipo de instituição. Verifica-se uma correlação negativa entre os índices de evasão e a demanda por curso. Com vistas a possibilitar comparações, são apresentados dados internacionais que indicam que a evasão no Brasil não difere muito das médias internacionais.
ENSINO SUPERIOR – EVASÃO ESCOLAR – BRASIL
ABSTRACT
HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS’ EVASION. In this work, evasion in institutions of higher education is studied, based on official data, including regional analyses of annual mean evasion rates and evasion rates by type of institution. It was verified that there is a negative correlation between evasion rates an demand for undergraduate courses. Comparisons with international data are presented, pointing out that the evasion rates in Brazil do not differ a lot from those of other countries.
HIGHER EDUCATION – DROPPING OUT – BRAZIL
Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, set./dez. 2007
Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, set./dez. 2007
641
Roberto L. Lobo e Silva Filho, Paulo Roberto Motejunas, Oscar Hipólito e Maria Beatriz de C. M. Lobo
A evasão é, certamente, um dos problemas que afligem as instituições de ensino em geral. A busca de suas causas tem sido objeto de muitos trabalhos e pesquisas educacionais.
A evasão estudantil no ensino superior é um problema internacional que afeta o resultado dos sistemas educacionais. As perdas de estudantes que iniciam mas não terminam seus cursos são desperdícios sociais, acadêmicos e