Evasão
Promover iniciativas que consideramos serem positivas no atendimento às necessidades dos alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Avaliar os alunos qualitativamente;
Identificar as dificuldades cognitivas, de saúde, de transporte, situação familiar, entre outras; Organizar ou reorganizar o currículo para promover conteúdos significativos para o ensino-aprendizagem;
Conhecer o material didático;
Buscar novos recursos pedagógicos e utilizá-los de forma criativa;
Diminuir a defasagem idade/série.
JUSTIFICATIVA
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB9394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), um número elevado de faltas sem justificativa e a evasão escolar ferem os direitos das crianças e dos adolescentes. Caberá, então, a instituição escolar utilizar os recursos dos quais disponha para garantir a permanência dos alunos na escola.
HIPÓTESES
Para diminuir o índice de evasão escolar, a escola deverá criar ações que estimulem o aluno a permanecer em sala de aula e aproximar família da escola.
A participação e o envolvimento da família com a vida escolar são fundamentais para o bom desempenho e permanência do aluno. Os pais que participam das atividades culturais e prestigiam seus filhos durante as apresentações, faz com que se sintam valorizados.
Novos métodos de ensino, com a utilização de recortes de figuras, criação e leitura de histórias, encenação de peças teatrais, elaboração de práticas científicas, construção de gráficos, releitura de obras de arte, tudo isso estimula a criatividade do aluno e dá ao professor, uma nova ferramenta de trabalho, que através da interdisciplinaridade e da promoção de conteúdos que sejam significativos, utilizando-se de temas atuais ou que gerem dúvidas, poderão ser discutidos em sala de aula.
Levar informação aos alunos e aos pais poderá minimizar os efeitos da desinformação demonstrando que o processo ensino-aprendizagem pode ocorrer de forma agradável.
Não existe uma só forma de aprender