Evaporação
DOS ALIMENTOS
POR EVAPORAÇÃO
CONCENTRAÇÃO DOS ALIMENTOS
POR EVAPORAÇÃO
A evaporação consiste em concentrar os alimentos líquidos por ebulição, aumentando a concentração dos sólidos totais para reduzir a aw, contribuindo para a conservação. CONCENTRAÇÃO DOS ALIMENTOS
POR EVAPORAÇÃO
Concentração de líquidos antes da aplicação de outras operações (desidratação, congelamento, esterilização): facilita o processamento e proporciona considerável economia de energia.
Redução do peso e do volume dos alimentos para facilitar e baratear os custos de transporte, armazenamento e distribuição.
Facilitar o uso e diversificar a oferta de produtos.
EVAPORAÇÃO
Fundamentos
A evaporação, como procedimento de eliminação da água por ebulição, necessita de um meio de aquecimento que transmita o calor requerido para a mudança de estado.
Na indústria alimentícia, normalmente utiliza-se como fluido calefator vapor d’água saturado (vapor primário), que condensa cedendo ser calor latente ao produto que se evapora.
EVAPORAÇÃO
Fatores que modificam o ponto de ebulição e a transferência de energia
A força motriz da transferência calórica no trocador de calor de um evaporador é a diferença de temperatura entre o meio de aquecimento e o líquido a evaporar (∆T).
Utilizando o mesmo fluido calefator, os evaporadores que trabalham em pressão reduzida apresentam maior diferença de temperatura (devido à queda do ponto de ebulição do líquido processado).
EVAPORAÇÃO
Fatores que modificam o ponto de ebulição e a transferência de energia
Depósito de resíduos nas superfícies do trocador de calor e formação de crostas: favorecido por elevadas temperaturas e baixa velocidade de fluxo do líquido.
Alimentos propensos a sofrer problemas de desnaturação e precipitação de componentes são processados em evaporadores de circulação forçada.
EVAPORAÇÃO
Fatores que modificam o ponto de ebulição e a transferência de