Evaporador
Descrição do Problema:
Um evaporador de múltiplo efeito tem a função de concentrar o material dissolvido pela retirada de água através da redução do ponto de evaporação pela diminuição da pressão dentro dos vasos.
Descrição do Objetivo:
Obter os parâmetros dos controladores PID que mantenham os níveis nos evaporadores e a concentração de saída mais estáveis.
Descrição das informações disponíveis:
Para cada vaso estão disponíveis a pressão, o nível e a concentração do soluto na saída.
Fig. 8 Evaporador de múltiplos efeitos.
O sistema de evaporação em múltiplo efeito (fig. 8) é utilizado para concentrar um composto diluído e consiste em 5 evaporadores ligados em série, onde o nível de cada um deve ser controlado para corrigir a evaporação de água e a retirada de produto para o evaporador seguinte. A saída do último evaporador é controlada para que apenas uma certa densidade seja permitida, alterando para isto a vazão de saída. Neste problema, os parâmetros dos controladores
PID para o nível de cada efeito e da abertura da válvula de saída foram
codificados no cromossomo, e o algoritmo genético procurou obter valores que minimizassem o erro.
O resultado está apresentado na fig. 9, onde o nível do tanque e a atuação são mostrados para o primeiro e o ultimo efeito, além da saída da válvula. Pode-se observar que o sistema se mantém estável e as variáveis controladas.
Neste problema foi utilizada uma estrutura fixa de controle (PID) pois esta é a única estratégia de controle disponível em CLPs, normalmente utilizados para controle da planta. http://jamwer.sites.uol.com.br/EVAP.HTM De Múltiplos Efeitos- Os evaporadores de múltiplos efeitos ( dois ou mais ) conjugam, em série, dois ou mais evaporadores simples, numa mesma estrutura ou em estruturas separadas. Os sistemas utilizados são os mais diversos, podendo haver associação de descontínuo + convecção natural, convecção natural +
serpentina