Evaporadores
8
EVAPORADORES
Um evaporador é qualquer superfície de transferência de calor na qual o liquido volátil e vaporizado com o objetivo de remover calor de um espaço ou produto refrigerado. Por causa das muitas e diversas aplicações da refrigeração mecânica, os evaporadores são fabricados em uma grande variedade de tipos, formas, tamanhos e projetos, e podem ser classificados de diferentes modos, tais como tipo de construção, método de alimentação dos líquidos, condição de operação, método de circulação do ar (ou líquido), tipo de controle de refrigerante, e aplicação.
8.1
TIPOS CONSTRUTIVOS DOS EVAPORADORES
Os principais tipos de construção dos evaporadores para resfriamento de ar são: de tubo liso, de placa, e de tubos aletados.
8.1.1 Evaporador de tubo liso
Em geral são construídos com tubo de aço, cobre ou alumínio. Tubos de aço são utilizados em evaporadores maiores ou de qualquer tamanho quando se utiliza amônia como refrigerante, em aplicação industrial ou comercial. Tubos de cobre e alumínio são utilizados na fabricação de evaporadores menores uso em unidades residenciais e comerciais que empregam refrigerantes diferentes de amônia (fig. 75).
FIGURA 75 - SERPENTINAS DE TUBO LISO - a) plana ou zigue-zague
b) trombone oval
8.1.2 Evaporador de placa
Existem várias formas de construção. Um dos tipos mais comuns é feito com duas placas soldadas de forma que entre elas fiquem sulcos por onde passa o fluido refrigerante. Este tipo é muito usado em refrigeradores domésticos. Outro
98
99
tipo comum é feito com duas placas planas e paralelas justapostas a tubos simples. O espaço vazio entre as placas ou é evacuado ou cheio de uma solução eutética com objetivo de promover um bom contato térmico.
Normalmente, nas câmaras, são usados grupos de placas (bancos) montados horizontalmente ou verticalmente, no teto ou nas paredes da câmara
(fig. 76).
FIGURA 76 - EVAPORADOR DE PLACA
8.1.3 Evaporador de tubos aletados
São