DOENÇAS CAUSADAS PELO EXCESSO DE AÇÚCAR
Para entender melhor a ação do açúcar, é importante esclarecer que ele é composto por sacarose e outras substâncias químicas que causam prejuízo a quem o consome. Claro que isso depende muito da quantidade e da frequência com que se come, mas o fato é que o excesso faz mal sim.
Você já teve a sensação de começar a comer algum alimento açucarado e ter uma dificuldade imensa em conseguir parar? Na maioria das vezes, você come um atrás do outro, certo? Essa atitude se justifica porque o açúcar vicia e quanto mais consumimos, mais queremos consumir. Isso acontece porque perdemos a palatividade para o sabor do açúcar.
Confira abaixo os efeitos nocivos do consumo excessivo de açúcar no organismo e veja porque ele proporciona todas essas complicações:
Câncer
Quando consumido, o açúcar tem rápida absorção e, conseqüentemente, a glicose fica maior na circulação. Para equilibrar, o pâncreas libera insulina, que fica nos tecidos, inclusive no mamário. Quem já tem câncer de mama iniciado e consome muito açúcar corre o risco de acelerar o desenvolvimento da doença porque a insulina vai estimular o crescimento e aumento das células tumorais mamárias.
Enxaqueca
O consumo de açúcar pode agravar a crise de enxaqueca, sim. Existe um inimigo que, em geral, as pessoas desconhecem e custam a identificar: o açúcar. Como o controle da glicemia depende também do sistema límbico e o hipotálamo das pessoas que têm enxaqueca funciona mal, as