Eutan Sia
Eutanásia: Paciente em estado terminal irreversível, é um método de antecipar a morte, a decisão cabe ao paciente ou em falta de autonomia cabe aos familiares do mesmo.
Ortotanásia: Paciente em estado terminal irreversível, quando apresenta um quadro de morte (quando este esta já morrendo) o medico pode desligar o aparelho ou deixar de fazer os métodos de prolongamento de vida
Distanásia: utilizar método mecânicos para prolongamento da vida. Frequentemente a distanásia implica uma morte lenta e sofrida.
Muitas vezes confundido a eutanásia como um suicídio assistido, porém neste caso ocorre que o paciente por si só provoca sua morte e o médico não pode intervir apenas assistir e dar condições para que o paciente se mate da forma menos dolorosa possível.
Há uma liberdade de morrer? Direito a vida ou dever de viver?
O estado não deveria ter o direito de interferir uma vez que o paciente apenas escolheu morrer com dignidade, não quer mais sofrer e esperar assim sua inevitável morte em uma vida “artificial”, qualquer pessoa poderia tirar sua própria vida sem que houvesse interferência de alguém (“escondido”) apenas para acabar com um sofrimento, quem opta pela eutanásia apenas não pode fazer por si só, não pode interromper a vida pois não há forças e não quer apenas a morte quer poder morrer com dignidade depois de ter vivido o que pôde da vida.
O direito à vida não é um direito absoluto, uma vez que não pode se manifestar sua autonomia no assunto. Cada pessoa ao fazer essa escolha e procurar na justiça consentimento tem plenos poderes sobre si, e suas escolhas, com certeza pensou em sua família afinal é algo que afetará a todos não só a si, porém ela tem