Eutan sia
Eutanásia é um termo de origem grega (eu+thanatos) que significa boa morte ou morte sem dor. A prática de eutanásia é suportada pela teoria que defende o direito do doente incurável de pôr termo a vida quando sujeito a intoleráveis sofrimentos físicos ou psíquicos. A eutanásia é um tema polémico, havendo países legislação definida sobre a sua prática e outros países que a refutam categoricamente por motivos diversos.
Em sentido amplo (quero dizer em outras palavras, em sentido simples ) é a morte suave, sem sofrimento físico; em sentido estrito, é a acção de pôr termo voluntariamente e de forma indolor (sem dor) à vida de uma pessoa. Os motivos que levam à prática da eutanásia são: a vontade do doente (normalmente desesperado com dores e com uma doença incurável); o caso de doentes mentais cuja descendentes seriam nocivos para a sociedade (eutanásia eugénica), e o dos doentes crónicos incuráveis, senis, etc, cuja a manutenção constitui uma carga para a sociedade ou seus familiares( eutanásia económica).
Será que a eutanásia é Admitida por todos?
Pois na minha pesquisa fui perceber que a eutanásia é admitida por algumas culturas, e condenada pelo judaísmo e pelo Cristialismo.
Os códigos penais modernos costumam considerar esta prática como um homicídio atenuado. Caso distinto é a da eutanásia passiva ou ortotanásia, que consistem pôr termo ao prolongamento artificial da vida Humana reduzida já ao seu estádio meramente vegetativa e sem esperança alguma de recuperação.
Os defensores da eutanásia argumentam que cada pessoa tem o direito à escolha entre viver ou morrer com dignidade quando se tem consciência de que o estado da sua enfermidade é de tal forma grave, que não compensa viver em sofrimento até que a morte chegue naturalmente. Quem condena a prática de eutanásia, utiliza frequentemente o argumento religioso de que só Deus tem o direito de dar ou tirar a vida e, portanto,o médico não deve interferir neste dom sagrado.
Eutanásia activa X eutanásia