Eutan Sia
WESLEY DA CRUZ GOMES (1212111)
EUTANÁSIA
SÃO LUÍS – MA
2015
Wesley da Cruz Gomes (1212111)
EUTANÁSIA
Trabalho elaborado para fim de obtenção de nota parcial na disciplina de metodologia do trabalho cientifico, ministrada pelo professor J.J. à disciplina de metodologia do trabalho cientifico.
SÃO LUÍS – MA
2015
A Eutanásia
De acordo com a origem da palavra, que é grega, a eutanásia significa boa morte ou morte sem dor.
Esta prática se sustenta pela teoria de que um doente que possua uma doença incurável e possua dores grandes de forma a lhe trazer sofrimentos físicos ou psíquicos demasiados, tenha a opção de não mais viver. Existem alguns países com legislação próprias para este tema enquanto há outros que repudiam essa prática por diversos motivos, o que mostra quão polêmica é esta causa.
Os motivos pelos quais a eutanásia pode acontecer são variados. Pode ocorrer por vontade do doente, pela ameaça que um doente possa ser para a sociedade ou ainda porque o tratamento do paciente seja muito caro.
Alguns países como Bélgica, suíça e a Holanda têm a eutanásia como uma prática legalizada. Na Alemanha, por exemplo, alguns asilos foram transformados em abrigos para idosos holandeses, que cruzam a fronteira entre os dois países por medo de serem eutanasiados por seus familiares. O caso é tão sério que cerca de quatro mil casos ocorrem todos os anos na Holanda. Apesar disso, a grande maioria das nações não admitem essa prática que também é incompatível com os ideais de religiões como o Cristianismo e judaísmo.
Os argumentos de defesa e condenação da prática geralmente são os mesmos. Os defensores dizem que o doente faz o que quiser com sua vida e tem o poder de decisão total sobre ela. Já os que são contrários se baseiam principalmente pelos ideais religiosos, onde dizem que a vida e um dom dado por Deus e ninguém pode interferir, nem o doente e nem o médico.
Há dois tipos de eutanásia: a eutanásia