Eutan Sia
A palavra eutanásia vem do grego, podendo ser traduzida como "boa morte" ou "morte apropriada". O termo foi proposto por Francis Bacon (1561-1626), em 1623.
A eutanásia é uma forma desesperada do paciente deixar de sofrer, pois acreditam em muitas vezes ser um estorvo para seus familiares e portanto ele reduziria seu martírio, psicológico e físico, acredita-se também que morrer seria então a melhor solução. A morte por opção vem sendo tema de debates a anos, porém ainda em muitos países, como o Brasil, não aderiram a mesma linha de raciocínio. Existem várias argumentações que levam os debates ao longo de décadas, alguns a favor outros contra. As igrejas em geral são contra a eutanásia, pois consideram a vida um dom de Deus e uma benção divina, que somente ele pode dar e portanto somente ele pode tirar, não importando a vontade do indivíduo que está doente e muitas vezes sem condições de falar por si mesmo. Outros que partilham dessa mesma opinião são os médicos que fazem o juramento de Hipócrates e portanto lutam pela vida e não pelo encurtamento da mesma. Mesmo não tendo a linha de pensamento igual a da igreja sobre a crença que Deus é o criador soberano de todas as coisas, acreditam que a vida é um bem que merece ser cuidado e portanto valorizado.
Alguns a favor pensam que a vida é um direito que pode ou não ser exercido, “viver é um direito não uma obrigação” (Ramon Sampedro). Acreditam ainda que não se deve obrigar a pessoa a viver por viver, ainda todo ser humano deve ter esse direito de escolha respeitado. Então se têm o pensamento de que o suicídio poderia ser também um direito, caso a pessoa acredite que sua vida não tem sentido, ou se a própria se sentir vivendo sem dignidade.
O que aconteceria se a eutanásia acontecesse em forma de lei, poderia estimular assassinatos assistidos? Então já teríamos a pena de morte no país mesmo que em forma de escolha.
Se analisarmos quando sentimos dor queremos nos livrar