JOHANNES VERMEER
Johannes Vermeer nasceu em Outubro de 1632 e é um dos mais famosos pintores holandeses do século XVII.
As suas obras, influenciadas pelo estilo barroco, centravam-se em cenas domésticas, relacionadas com a vida da classe média holandesa do século XVII. Desde de um simples retrato de uma leiteira no trabalho, ao luxo e esplendor de notáveis ricos navios mercantes, para além destes assuntos, podem ser também encontrados comentários de ordem religiosa, poética, musical e científica nos seus trabalhos. Os seus quadros são admirados pelas suas cores transparentes, composições inteligentes e brilhantes com o uso da luz.
Em Abril de 1653 casou-se com Catharina Bolnes, com quem teve 14 filhos, quatro dos quais morreram ainda muito jovens, mesmo antes de terem sido baptizados.
Johannes foi membro da Guilda de São Lucas, uma associação comercial para pintores.
Vermeer não foi um pintor bem sucedido enquanto foi vivo, nunca chegou a ser particularmente rico e após a sua morte deixou dividas ainda por pagar à sua esposa e aos seus filhos, talvez porque nunca chegou a produzir muitos quadros. Vários factores contribuíram para que a sua obra tenha sido limitada. O facto de ter tido inúmeros filhos, pode ter feito de certo modo com que ficasse com pouco tempo. Foi também negociante de arte e dirigiu os negócios de família.
Dentro de todas as suas obras, destacam-se sobretudo:”Cristo na casa de Marta e Maria”, “A Leiteira”, “A aula de música”, “Rapariga com brinco de pérolas”, “ Alegoria da pintura”, “Senhora sentada ao virginal”, entre outras.
“A Leiteira” (1660) “Rapariga com brinco de pérolas” (1666)
“ Alegoria da Pintura” (1667) “A Alcoviteira” (1656)