Euro Tunel
O Euro Túnel foi um projeto criado para conectar a Inglaterra e a França através de uma linha férrea submarina. Essa obra durou sete anos para ser construída, inaugurada pela rainha Elizabeth II e pelo presidente francês François Mitterrand em 04 de Maio de 1994. Sendo feita de cimento armado e aço. Ponta a ponta do Kent à Normandia. Considerada uma das grandes obras do mundo e que tem 50,45 km de comprimento, com 7,6 metros de altura, 39 km passando a 40m abaixo do leito do mar do canal Inglês.
Composta por três tuneis. Dois tuneis são utilizados para transporte de carros, caminhões e passageiros, que durante o percurso ficam em vagões acomodados, do trem Eurostar. E o terceiro túnel criado para a ventilação.
O túnel do canal da mancha é o maior metrô marítimo do mundo. Foi um dos projetos mais ambiciosos e custoso da época, custando 9 bilhões de libras.
Uma obra que poderia dar grandes erros pois não se tinha a visibilidade externa da perfuração, os dois países começaram a construção juntos, cada um de uma ponta com o objetivo de se encontrarem no meio do mar.
Segundo o National Geografiac em um documentário exibido em 14/08/2012, houve um desvio no túnel de aproximadamente 35 centímetro apenas.
Essa construção é muito importante para a circulação de pessoas e serviços da região, fortalecendo a economia das duas nações. Esse empreendimento também fortaleceu a integração no seguimento político econômico entre França e Inglaterra. E amenizou também o isolamento britânico em relação as coisas que são desenvolvidas na União Europeia.
No começo do projeto o primeiro problema encontrado era o passado, pois o passado entre as duas nações existiu uma guerra. Essa rivalidade durava séculos
O combinado de cada país se encontrar no meio da obra era um dos grandes desafios, porque os ingleses eram considerados os melhores escavadores do mundo e tinham muita experiência. A França por sua vez foi buscar trabalhadores na região e prepara-los especificamente