Os Anos De Chumbo Vers O Final
Notas sobre a Economia e a Política Internacional no
Entre-Guerras
Frederico Mazzucchelli
Para Sofia, Manuela, Pedro e Flora
APRESENTAÇÃO
Este livro reúne dez ensaios sobre a economia e a política internacional durante o período que se estende da hegemonia inglesa no século XIX até a eclosão da Segunda Guerra Mundial. É desnecessário insistir sobre a importância histórica do arco de transformações vividas pelo mundo ao longo destas décadas. A Primeira Guerra Mundial, a emergência dos EUA como nação líder, a ressurreição e a falência do padrão-ouro, a emergência do comunismo no plano internacional, a incorporação das massas ao cenário político, os desencontros que se sucederam ao Tratado de Versailles, os percalços e contradições que conduziram à emergência do nazismo, as contínuas mudanças de rota da França no entre-guerras, o triunfal regresso e o súbito abandono da Inglaterra aos cânones da ortodoxia, a prosperidade americana dos roaring twenties, a Grande Depressão, as políticas de recuperação de Roosevelt e Hitler, os caminhos que levaram à eclosão do segundo conflito mundial e o impacto da guerra sobre a vida das nações, são alguns dos temas aqui tratados.
O objetivo central do trabalho é estabelecer uma discussão sistematizada sobre as principais dimensões políticas e econômicas do entre – guerras. Trata-se, em verdade, do exame da fragilidade da estruturação internacional que emergiu após a Primeira Guerra. Basta estabelecer uma breve contraposição com a ordem que se forjou após Segunda Guerra, para que se perceba a precariedade dos arranjos estabelecidos ao final da primeira conflagração mundial.
Após a rendição dos nazistas e japoneses, em maio e agosto de 1945, as lideranças ocidentais prontamente perceberam que era imprudente – e, acima de tudo, temerário – retornar às práticas políticas e econômicas míopes do entre – guerras: o apego obsessivo aos termos punitivos dos tratados de paz de 1919,