Movimento Em I Dimensc3a3o
1869 palavras
8 páginas
Movimento em I dimensão Prof. Hebert MonteiroIntrodução
Iniciaremos o nosso curso estudando a mecânica como ciência que estuda o movimento.
A mecânica é dividida em duas partes:
Cinemática: que é o estudo do movimento sem referência às suas causas. Na cinemática definimos grandezas utilizadas na mecânica tais como: velocidade e aceleração.
Dinâmica: é o estudo que engloba as leis do movimento, permitenos prever o movimento de um objeto com base em informações sobre o mesmo e seu ambiente. Além das grandezas acima citadas a dinâmica aborda conceitos como força e massa.
Para descrevermos o movimento de um objeto em I dimensão, o primeiro passo é fixarmos um sistema de coordenadas, ou sistema de referência. Para o movimento ao longo de uma reta, isto exige primeiro a escolha de uma origem em algum ponto da reta e, em seguida, de uma direção positiva.
Verifiquem então o movimento realizado pelo carro de fórmula 1 do slide anterior.
Estipulamos como origem o ponto “início” (correspondente à origem do plano cartesiano) e a direção positiva como a direita ou leste
(direção positiva do eixo x do plano cartesiano).
Na cena em questão analisada o carro realiza um movimento que vai de sua posição inicial x1 até a sua posição final x2. A sua posição inicial corresponde ao seu tempo inicial, assim como a sua posição final corresponde ao seu tempo final.
Determinadas essas grandezas, já podemos calcular o deslocamento do carro que é medido em metros, através da fórmula: Δx = x2 – x1
Como nosso objeto se moveu na direção positiva, tanto seu deslocamento quanto as outras grandezas que serão medidas são positivas. Da mesma forma que calculamos o seu deslocamento através das suas posições iniciais e finais, também podemos calcular o tempo gasto para realizar o movimento através da equação que representa a variação de tempo do movimento:
Δt = t2 – t1
A unidade de tempo utilizada nesse tipo de movimento é o segundo, portanto a nossa variação de tempo tem como