Eucaristia
No próximo dia dezenove de junho , a igreja celebra a festa de Corpus Cristy, oportunidade essa para meditarmos sobre o sentido ,o valor e o lugar que a eucaristia ocupa na nossa vida e na vida da comunidade de fé.
Sabemos que a Eucaristia é o maior dos sacramentos. Assim podemos dize, que a iniciaçao da vida cristã encontra seu âpice no Santíssimo sacramento da Eucaristia.De fato as ações liturgicas da iniciaçao são ordenadas a significar e produzir a uniao intima do cristao com Cristo e com a sua missao. No batismo se recebe a destinaçao para essa missao, a qual se reforça na plenitude do espirito santo, que nos e dada no sacramento da confirmaçao; mas é a Eucaristia, que ,ao estabelecer a comunhão entre a pessoa do cristo e o seu Senhor, morto e ressuscitado, coloca-o diretamento no seio da vida divina. A eucaristia não e só participaçao na graça, mas na própria fonte da graça. Na sagrada Eucaristia, pois, não temos apenas um intrumento que nos comunica as graças divinas; é nos dado o próprio Deus da graça, Jesus Cristo, Nosso Senhor, real e verdadeiramente presente.
O sacramento do corpo e do sangue de cristo tem tido muitos nomes ao longo da história cristã: Pão dos Anjos, Ceia do Senhor, Sacramento do Altar, e outros que nos são bem conhecidos. Mas o nome que permaneceu desde o principio, o nome que a igreja da oficialmente a esse sacramento é Sagrada Eucaristia. Provém do NovoTestamento. Os quatro escritores sagrados-Mateus , Marcos, Lucas e Paulo-, que nos narram a última ceia, dizem-nos que Jesus tomou o pão e o vinho em suas mãos e “deu graças”. E assim, da palavra greja “eucharistia, que siginifica “ação de graças”, resultou o nome do sacramento: Eucaristia.
São Tomas de Aquino, falando da Eucaristia, nos diz que nenhum outro sacramento é mais salutar do que este; nele os pecados são destruídos, crescem as virtudes e a alma e plenamente saciada de todos os dons espirituais.
Assim, podemos afirmar