A eucaristia
Autor: Padre Luiz Cechinato (Livro A Missa Parte por Parte)
Na Igreja primitiva, a Eucaristia não tinha a roupagem ritual de hoje. Era bem simples, mas cheia de vida. Ao celebrá-la, os cristãos faziam a experiência profunda de Cristo Ressuscitado. Era como pôr os pés na porta da eternidade e contemplar o Mistério.
Nos escritos de São Justino aparecem as seis partes principais da Celebração Eucarística: a Assembléia celebrativa, a Proclamação da Palavra de Deus, a Homilia, a oração dos Fiéis, o Beijo da Paz, a Anáfora ou Oração Eucarística. Vejamos como ele escreve:
1. Assembléia: São Justino escreveu: "No dia que se chama do sol, celebra-se uma reunião de todos os que habitam nas cidades e nas roças". Aí aparece uma "reunião" celebrada no "dia do sol", que é o domingo. Trata-se de uma Assembléia Celebrativa. 2. Palavra de Deus: Ele diz que os cristãos "proclamam os escritos dos profetas ou as lembranças dos Apóstolos". Temos aí a Palavra de Deus, que não era simplesmente lida,mas proclamada com fé. Era a História da Salvação, vivida e testemunhada com fatos. 3. Homilia: São Justino diz:"Terminada a Leitura, o presidente faz a exortação". É a Homilia, onde se colocava a "experiência" da Palavra de Deus, sem moralismos. Sempre foi feita pelo Presidente. 4. Oração dos Fiéis: São Justino escreveu:"Depois nos levantamos e elevamos todos juntos as nossas orações". Chama-se "Oração dos Fiéis"porque era feita pelos batizados, não pelos catecúmenos. Era uma assembléia que intercedia por toda a comunidade.
5. Beijo da Paz: Diz São Justino:"Terminada a oração, trocamo-nos uns aos outros o beijo da Paz". Para eles tinha muito sentido, pois formavam uma comunidade de irmãos. É a saudação bíblica mencionada nas Cartas de São Paulo. E a hora certa é realmente após a Oração, e não antes da Comunhão, como fazemos.
6. Anáfora: São Justino escreveu:"Em seguida, como já dissemos, toma-se o pão e o vinho, e o