Regularmento de continência

294 palavras 2 páginas
REGULARMENTO DE CONTINÊNCIAS, HONRAS, SINAIS DE RESPEITO E CERIMONIAL MILITAR DAS FORÇAS ARMADAS

Tem por finalidade: I - estabelecer as honras, as continências e os sinais de respeito que os militares prestam a determinados símbolos nacionais e às autoridades civis e militares; Il - regular as normas de apresentação e de procedimento dos militares, bem como as formas de tratamento e a precedência entre os mesmos; III - fixar as honras que constituem o Cerimonial Militar no que for comum às Forças Armadas. Parágrafo único. As prescrições deste Regulamento aplicam-se às situações diárias da vida castrense, estando o militar de serviço ou não, em área militar ou em sociedade, nas cerimônias e solenidades de natureza militar ou cívica.

Quando prestar continência individual?
Armado quando em deslocamento, por ocasião da passagem de um superior, faz-se ombro arma; já quando a tropa passa, fazemos alto, e nos voltamos para ela fazendo ombro arma.
Armado parado ao passar oficiais generais apresentamos arma e aos demais militares e tropas fazemos ombro arma.

Para quem a tropa deve prestar a devida continência?
Os símbolos e as autoridades
Os oficiais da reserva, quando uniformizados
Os oficiais, apenas na OM onde exerce a função e nas que lhe são subordinadas (somente o Comandante da tropa faz a continência individual).
Entre o arriar da bandeira nacional e o toque de alvorada do dia seguinte a tropa só presta a continência a: Bandeira Nacional, Presidente da República, Outra tropa.

A continência se divide em três partes essênciais:
Atitude do militar, Gesto feito de forma correta (posições) e Duração do movimento (energia). A mão direita ao deve ser ao lado direito da cobertura, tocando com a falange do indicador a borda da pala com os dedos unidos e

Relacionados

  • Erick
    17649 palavras | 71 páginas
  • RCONT
    18460 palavras | 74 páginas
  • ordem unida
    20232 palavras | 81 páginas
  • Psicopatologia da vida cotidiana
    95825 palavras | 384 páginas