biotecnologia
Biotecnologia
Curitiba
2014
Entende-se por biotecnologia o conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de organismos vivos para a obtenção de produtos específicos ou modificação de produtos. A biotecnologia também utiliza o DNA em técnicas de DNA recombinante.
A origem desta palavra é grega: bio = vida; logos = conhecimento e tecnos = práticas em ciência.
Ação gênica pode ser entendida como a atuação do código genético no organismo, regulação do funcionamento da célula, síntese de proteína etc.
A síntese protéica (ou tradução) ocorre no citoplasma e é o processo no qual os ribossomos lêem a informação contida nos RNAmensageiros (RNAm) e formam proteínas a partir da união dos aminoácidos que são "trazidos" pelo RNAtransportador (RNAt) até o ribossomo. O RNAm é um intermediário entre a informação contida no DNA até os Ribossomos. O processo que copia as informações do DNA para o RNAm chama-se transcrição.
Os ribossomos lêem o RNAm de três em três nucleotídeos chamados códons. Cada códon corresponde a um aminoácido ou simplesmente diz ao ribossomo quando deve terminar a proteína.
Melhoramento genético e seleção artificial
Tudo começou quando o homem passou a realizar cruzamentos, seguidos de seleção artificial, das variedades que mais lhe interessavam. Esse procedimento originou inúmeras raças de animais e variedades vegetais que, hoje, fazem parte de nosso dia-a-dia. Cavalos e jumentos são cruzados para produzir híbridos – mulas e burros – utilizados para serviços de tração; o gado leiteiro e o de corte são hoje muito mais produtivos que os de antigamente; plantas como milho, feijão e soja produzem atualmente grãos de excelente valor nutritivo.
Para preservar as qualidades das inúmeras variedades vegetais obtidas em cruzamentos, o homem aprendeu a fazer a propagação vegetativa, processo executado principalmente pelo plantio de pedaços de caule