Etrategias de produção
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO
UNIDADE DE TECNOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO
Genilson de Araújo Melo
SUMÉ – PB
Outubro - 2012
RESUMO
“Padrão de decisões e ações estratégicas que define os papéis e as atividades da função Produção” SLACK et al.(2007);
Conseguindo então ter um certo controle do que se produz, tendo em vista o que o mercado espera e as próprias metas da empresa.
Para auxiliar na tomada de decisão tem se algumas formulas que são usadas as metodologias de Hill e a Platts-Gregory entre outras.
Modelo Hill indica que as estratégias funcionais que devem ser desenvolvidas para operar de modo harmônico e consistente entre as varias partes de uma organização. É possível, deste modo, o desenvolvimento de estratégias que alinhem as funções de uma empresa. A estratégia corporativa é então o resultado das estratégias funcionais e é realizada pela integração através das fronteiras funcionais.
Processo de Formulação
É uma abordagem popular para a formulação de estratégia de produção. É essencialmente um processo sequencial de cinco etapas. 1) Compreender os objetivos corporativos: Estratégia de Operações pretende contribuir para os objetivos corporativos. Comuns os objetivos corporativos são crescimento, rentabilidade e retorno sobre o investimento (ROI). 2) Estudo da estratégia de marketing: Isso ajuda a entender os mercados que a estratégia de operações deve satisfazer. Características do produto como o grau de customização e quantidade de produção pode sair desta fase. 3) Coloque a estratégia de marketing para os tipos de estratégia de operações: As estratégias de qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo são divididos em ordem vencedores e qualificadores de pedidos. Ordens vencedoras são aquelas características do produto que obrigam o cliente a fazer uma compra; eliminatórias ordens são essas características que o cliente espera que o