Etologia para Psicologia
De acordo com Rocha Jr.dois momentos fortes na transformação da formação de psicólogo, entre 1970 e 1980 com a tentativa de restaurar um currículo que acabou não passando de ser apenas um “acréscimo” de disciplina. O segundo momento período entre 1991 e 1999 discussões de mais fundamentais com a capacidade de unir os profissionais em torno também da formação profissional.
Encontro de Serra Negra contribuiu para a formação do profissional psicólogo
1,2,3,4,5,6,7
As ações implantadas para a formação do psicólogo: A formação deve ser básica e consistente, mantendo a concepção do psicólogo generalista e abrangendo as variadas abordagens psicológicas e a áreas de atuação. A formação sempre voltada a formação cientifica, sempre voltada a produção do conhecimento, encarando a psicologia como uma área inacabada e respeitando a interdisciplinariedade com as outras áreas.
Os aspectos que podem ser destacados a partir das novas diretrizes curriculares: Nucleo comum proposto para os cursos, as competências, as habilidades, e os conteúdos, em formação do psicólogo Os diversos graus de habilitação, bacharel, licencionado e Psícologos serão de livre escolha para os alunos que estudam, cursam psicologia. A valorização da formação pratica do aluno através de estágios supervisionados. A clareza efetiva sobre a duração dos cursos de psicoligia, entre outros.
Anos de muita luta e força atrás do direito de ter um curso com vários caminhos e possibilidades para ter uma formação profissional melhor, buscando diversas áreas dentro do curso vendo o que mais combina com cada um, buscando cada uma intuição dentro do curso. A luta ainda falta muito pra acabar, o mundo ainda deve descobrir muito sobre a psicologia, e pesquisas continuam avançados para descobrir mais fenômenos sobre psicologia, ao passar dos anos novas coisas vão vindo e novas descobertas vão aparecendo, que com certeza