Aplica O Da Etologia Na Psicologia
A ciência que estuda o comportamento animal, tendo como preocupação básica a evolução do comportamento através do processo de seleção natural é a Etologia. Já a psicologia basicamente é o estudo do comportamento humano e o funcionamento da mente humana. Tendo um campo de estudos acadêmicos, como um campo de aplicação dos conhecimentos: consultórios, hospitais, clínicas de saúde mental, etc. O objetivo principal dos psicólogos é entender e explicar o pensamento, a emoção e o comportamento das pessoas.
Pesquisas científicas que mostram como nós somos parecidos com outros animais:
Sociabilidade:
Os chimpanzés estreitam relações imitando os outros. Os humanos passam um tempo similar de sociabilização, mas conversando. Mesmo assim, muito do nosso tempo de fala é quase o mesmo do que das brincadeiras dos chimpanzés, motivo para melhorar a amizade. Os humanos também demonstram afetividade com o contato físico – comprimentos, abraços e beijos. Grupos sociais também refletem o tamanho do cérebro. Enquanto eles têm cerca de 50 amigos próximos, os humanos chegam a 150 e 200.
Linguagem e expressões faciais: Chimpanzés se comunicam verbalmente usando uma variedade de urros, gritos, barulhos e outras vocalizações. Entretanto, a maior parte da comunicação é feita através de gestos e expressões faciais. A maioria delas - surpresa, pedidos, consolo, é a mesma dos humanos. Mas os humanos sorriem mostrando os dentes, o que para alguns animais é um sinal de agressão ou perigo.
Uso de ferramentas: Um dos mais importantes marcos para a evolução humana foi o uso de ferramentas. Nos últimos anos, o processo de pensamento semelhante ao dos humanos daquela época foi observado em macacos. Muitos foram vistos usando ferramentas para uma grande variedade de atividades, até mesmo na natureza selvagem. Por exemplo, o macaco-prego ganhou muita atenção dos cientistas recentemente depois de ter sido visto usando pedras para