Etologia e psicologia
A palavra psicologia vêm da união de duas palavras gregas psiché e logos, que significa “estudo da mente ou da alma”. A psicologia pode ser definida como a ciência que estuda a mente e o comportamento.
Já a Etologia, é a união de duas palavras gregas ethos “ser” ou “personalidade” e logia “estudo”. Podendo ser definida como a ciência que estuda o comportamento, numa perspectiva evolucionista, através do processo de seleção natural.
Inúmeros questionamentos surgem quando se trata do comportamento do ser humano e dos animais, sua relação entre eles, tal como suas similaridades e diferenças, principalmente nos aspectos psicológicos.
Adiante, será mostrado 5 artigos em que a etologia é usada como ferramenta para os estudos da psicologia.
A Etologia defende que os animais mantêm tradições comportamentais que não são transmitidas somente geneticamente, mas também por interação social. Eduardo Ottoni, integrante do laboratório de Etologia Cognitiva da Usp, mostrou com suas pesquisas com macacos-prego, que primatas têm suas tradições comportamentais aprendidas socialmente, tanto no uso de ferramentas para facilitar a alimentação quanto em relação ao comportamento sexual. Isso nos mostra, a similaridade dos humanos com relação aos animais, pois nascemos geneticamente com tradições comportamentais, mas é pela interação social que elas são desenvolvidas.
Outro etólogo Konrad Lorenz observou a formação de vínculos afetivos, após dividir os ovos de um ganso em dois grupos, ele permitiu que a mãe chocasse